O que é hidrologia?

Confira nosso curso online de QGIS

Para que serve a hidrologia? Como ela nos auxiliar em um crescimento sustentável? Confira nossa postagem e descubra.

A hidrologia é a ciência que estuda as relações entre a água e diversos meios, isto é, atmosfera, solo, rocha e outros. Aprofundando-se um pouco mais, temos nesta ciência o estudo do movimento da água em meios porosos (solos e rochas, que são como “esponjas”), avaliação da propagação de contaminantes líquidos em rios e em poços, administração de bacias hidrográficas, e muitos outros.

[Texto originalmente publicado na coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Percebe-se que tal disciplina é bastante ampla, e de alguma forma ou de outra, ela interage conosco (seres humanos), os quais fazemos uso dos recursos hídricos para nos manter vivos.

Nesse sentido, nosso desenvolvimento (moradias, estradas, industrias) também interfere no meio hídrico, podendo tornar escasso os recursos hídricos o qual dependemos e até mesmo ocasionar e/ou alavancar desastres naturais (enchentes e deslizamentos de terra).
Com o intuito de minimizar tais impactos causados pelo nosso desenvolvimento, técnicas, estudos e planejamentos são realizados por diversos profissionais.

Tais estudos visam conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, tendo em mente que é necessário produzir e incentivar a economia, porém, também é necessário preservar funções ambientais.

Ter conhecimento do ciclo hidrológico (figura abaixo) e das propriedades da água é um dos pilares básicos para auxiliar nosso crescimento sustentável, evitando impactos negativos tanto ao meio ambiente (poluição) quanto à sociedade (perda de vidas devido a desastres naturais).

167_08122008121516

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

A hidrologia estuda apenas uma parte do meio ambiente, porém, seu entendimento vem a colaborar, especialmente, com o planejamento urbano (dimensionamento de pontes e delimitação de áreas de preservação), com planos de emergência (delimitação de áreas alagáveis), e a qualquer obra humana que faço uso ou interaja com a água.

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.
[Vídeo/Português] Ciclo Hidrológico (https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4)
[Texto/Português] Águas Subterrâneas e o Ciclo Hidrológico (http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico).

Fontes Consultadas: Fundamentals of Hydrology (TIM DAVIE); Treatise on Water Science (PETER WILDERER).


Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

One thought on “O que é hidrologia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *