O que é mineração?

Confira nosso curso online de QGIS

Entende-se por mineração a atividade de extração de substâncias com valor econômico do subsolo, em outras palavras, retirar algo da terra para ser vendido depois. No entanto existem diversas formas de minerar como, por exemplo, a mineração a céu aberto e a mineração no subsolo, para saber mais sobre elas continue acompanhando a postagem.

Mineração é a atividade de extração de substâncias com valor econômico do subsolo, em outras palavras, retirar algo da terra para ser vendido depois.

Existem diversas formas para retirar os minerais (assim são chamadas as substâncias com valor econômico) da terra. Uma delas é chamada mineração a céu aberto, ou seja, cava-se um buraco até alcançar a rocha que contém o mineral de interesse.

Outra forma é a mineração em subsolo, onde o acesso ao mineral é feito por tuneis.

[Texto originalmente publicado na Coluna Ciência e Meio Ambiente da Rádio Estação Cocal]

Antes de iniciar qualquer atividade de mineração, muitos estudos são realizados, estudos geoquímicos, geofísicos, econômicos, ambientais e outros. Tudo para avaliar se realmente vale a pena começar a “cavar”!

Na nossa região (Criciúma – SC), os tipos de mineração mais comuns envolvem carvão e argila. Em épocas passadas, a fluorita também fazia parte deste grupo.

Embora seja uma das atividades humanas que mais prejudicam o meio ambiente, ela é essencial ao nosso estilo de vida atual.

Vejamos: ao acordar de manhã, você desliga o despertador do celular, o qual contem cromo, prata, ouro e outros (frutos da mineração); senta na mesa, cujos parafusos são de metal (mineração novamente); bebe café e come um pão, cujo trigo utilizou adubo fosfatado (fosfato é minerado!); escova seus dentes, onde a pasta de dente contém fluoreto, oriundo da fluorita (também minerada), e a escova é de plástico (petróleo!); e a lista vai longe…

Mesmo sendo uma atividade tão importante e impactante, ela deve ser feita com responsabilidade, sendo que as empresas mineradoras têm um controle rigoroso sobre o seu consumo de água, eficiência de seus processos (como o beneficiamento), poluição do ar e recuperação das áreas mineradas.

Para saber mais sobre mineração na sua região, você pode consultar os sites de algumas entidades oficiais como o Serviço Geológico do Brasil (http://www.cprm.gov.br/) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (http://www.dnpm.gov.br/).

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.

[Vídeo] Como seria o mundo sem mineração? (https://www.youtube.com/watch?v=cp1t8rPVnpA)

[Vídeo / Português] A maior escavadeira do planeta – Bagger 293 (https://www.youtube.com/watch?v=hsVFzFNmBIM)

Imagem cortesia de: Duron123 no FreeDigitalPhoto.net

Fontes Consultadas: Minerals Education Coalition (https://www.mineralseducationcoalition.org/)



Clique na figura abaixo e assine nossa lista de emails para receber nosso ebook "Como criar mapas de localização com ArcGIS 10.x".

Apostila Mapa de Localização Banner

Author: Fernando BS

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Atua nas áreas de geoprocessamento, mineração e hidrologia. Busca soluções utilizando softwares como QGIS, R e Python.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *